CLIQUE NOS ANÚNCIOS

Por favor, ajudem à gerar a única receita desta CASA DE SANTO. Basta clicar em um dos anúncios do GOOGLE desta página. Desta maneira poderemos continuar com a QUALIDADE em prestar este apoio espiritual sempre GRATUITAMENTE. Muito obrigado!

Oportunidade única:

ILÊ ASÉ ESÚ ORISÁ

OXUMARÉ

(imagem colhida na net, direitos apenas do autor)





* Homenagem ao meu sobrinho Rodrigo, filho deste amado Orixá!



O ORIXÁ:


Oxumaré é a serpente, o arco-íris. Suas funções são múltiplas.

Recolhe a água caída sobre a terra, durante a chuva, para levá-la às nuvens.

Oxumaré é o símbolo da mobilidade e da atividade. Ele é a continuidade e a permanência e, algumas vezes, é representado por uma serpente que se enrosca e morde a própria cauda. Enrola-se em volta da terra para impedi-la de se desagregar.

Oxumaré é ao mesmo tempo, homem e mulher. Esta dupla natureza aparece nas cores vermelha e azul que cercam o arco-íris. Ela representa, também, a riqueza, uma das virtudes mais apreciadas... mesmo no mundo dos Yorubás.



OXUMARÉ no Brasil:

As pessoas dedicadas a Oxumaré no Brasil, usam colares (fio-de-contas) de missangas ou contas de vidro amarelas e verdes; a terça-feira é o dia da semana que lhe é consagrado. Seus iniciados usam Brajá - longos colares de búzios, enfiados de maneira a parecer escamas de serpente, e trazem à mão um Ebiri, espécie de vassoura feita com nervuras das folhas de palmeiras. Quando dançam levam nas mãos pequenas serpentes de metal, apontam o dedo indicador para o céu e para a terra, num movimento alternado.

Suas oferendas são feitas de patos, feijão, milho e camarões cozidos no azeite de dendê.

Na Bahia, Oxumaré é sincretizado com São Bartolomeu e festejado no dia 24 de agosto.

Certa lenda conta que ele era, outrora, um (Babalawo) adivinho, "filho de proprietário-da-estola-de-cores-brilhantes". Em outra lenda o mesmo tema aparece: "Este mesmo Babalawo Oxumaré vivia explorado por Olofin-Odudúa, o rei de Ifé, seu principal cliente". Oxumaré consultava-lhe a sorte de quatro em quatro dias.

Sua nação é o Jeje, onde é considerado como Dan, e tido como rei do povos Djedje (jeje) é uma palavra de origem yorubá que significa estrangeiro, forasteiro e estranho; que recebeu uma conotação pejorativa como “inimigo”, por parte dos povos conquistados pelos reis de Dahomey e seu exército.

Na nação Jeje, sua cor é o amarelo e preto de miçangas rajadas. Já no Ketu, suas cores são o verde e amarelo intercaladas. Porém essas cores definem apenas o fio-de-contas, pois todas as cores do arco-íris lhe pertencem.


Oxumarê dentro do candomblé, se divide em duas qualidades : - Oxumaré macho, representado pelo arco-íris _ Oxumaré fêmea, chamado de FREKUEM, representado pela Serpente.




Características dos filhos de OXUMARÉ:


Costumam ter o dom da vidência. Os filhos de Oxumaré, de tempos em tempos, mudam tudo na vida, como: casa, amigos, empregos, enfim, libertam-se do velho e vão a busca do novo, nunca se fixando a nada.

A androginia do Orixá, por vezes é estendida a seus filhos. Estes, segundo algumas correntes, seriam bissexuais em potencial, mas essa interpretação não é aceita universalmente.

São extremamente leves ao se locomover, pouco levantando os pés do chão, são silenciosos como a cobra, armando seus botes, sem que ninguém perceba, só atacando aos inimigos quando tem absoluta certeza da vitória.

Também são apontados nos filhos de Oxumaré certos traços de orgulho e de ostentação, algo que os aproxima do clichê do novo-rico, exibicionista, quando surge um grave problema para alguém de sua amizade, e que precisa efetivamente da sua ajuda.

Seus filhos, assim como conta a lenda de Oxumaré, em sua maioria no início passam por muitas dificuldades, quase miseráveis, porém mais tarde, dando a grande volta em seu caminho, se tornando ricos, poderosos, e muitas vezes orgulhosos. Porém, nunca se negam a ajudar quando alguém realmente precisa deles. E não raro, é ver um filho de Oxumaré se desfazer de algo seu, em favor do necessitado, com a maior facilidade..... Contrapondo seu estado de orgulho e ostentaçao, a exibir sua riqueza.
São pessoas de temperamento fácil de se lidar estando calmas, porém, se torna terrível quando com raiva, representando nesse estado a Serpente, que vem trazendo o lado negativo de oxumaré, o seu lado mais perigoso.


Características físicas dos filhos de OXUMARÉ:

. Adquire rugas cedo.
. Seu rosto tem traços masculinos e femininos
. É nervoso (podendo ter cacoetes e tiques)
. Tem beleza Aristocrática



Algumas profissões dos filhos de OXUMARÉ:

. ATOR
. ATLETA
. SECRETÁRIO
. SACERDOTE
. MODELO
. BAILARINO






(FONTES: PIERRE FATUMBI VERGER, MONIQUE AUGRAS, WIKIPÉDIA E NET)

Nenhum comentário:

QUER DIVULGAR SEU BLOG OU SITE? COPIE E COLE O LINK EM SEU NAVEGADOR.

http://igbiz.com/cadastrar.php?
referral=31639

QUER AUMENTAR A DIVULGAÇÃO DE SEU BLOG? ACESSE: